sexta-feira, 6 de abril de 2012

Palavra da Nutri

É quando o coelhinho da Páscoa se aproxima que o desespero da mulherada começa. Afinal Páscoa sem chocolate, fica difícil.
Mas calma, nem tudo esta perdido. Vamos entender um pouquinho do chocolate, e vocês vão ver que ele não é tão vilão assim.
Existe uma substância antioxidante presente na semente de cacau chamada flavonóide, que age como protetor cardiovascular. Os flavonóides reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim) o que diminui a deposição nas paredes dos vasos sanguíneos.

Porem é muito importante destacar que, os benefícios dependem da quantidade de flavonóides presente no chocolate, o que varia de acordo com o tipo de produto. Quantidades significativas da substância só são encontradas nos chocolates tipo amargo ou dark, com mais de 70% de cacau. Em contrapartida o chocolate ao leite apresenta quantidades muito pequenas e o chocolate branco não apresenta antioxidantes, pois não contém massa de cacau.
Do ponto de vista nutricional, o único inconveniente do chocolate é o alto valor energético (calórico). Se imaginarmos que um adulto precisa em média de 2.500 kcal por dia e um chocolate têm aproximadamente 500 kcal em 100 g, se você não controlar o consumo de chocolate durante o dia, irá adquirir muitas kcal rapidamente.
Então amiga, força na peruca, se você está lutando contra umas gordurinhas extra, a regra é clara, tem que controlar o consumo de chocolate. Uma dica legal é levar o chocolate que você ganhou na Páscoa e dividir com os colegas de serviço, amigos, familiares, quem estiver por perto, faça uma boa ação e com isso a tentação logo some da geladeira.
Feliz Páscoa para todas nós!












      
Por Bruna Cavalheiro
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário